Imagem capa - Porque importamos com Beleza por silas  ferreira
Arte

Porque importamos com Beleza

Por que será que nos preocupamos com a beleza? Porque a beleza importa. O que eu estou dizendo não se trata da aparência das pessoas, mas sim um reflexão de arte e valores. Na natureza perfeita tudo que existe é belo e apresenta uma harmonia proporcional nas relações geométricas, na Grécia antiga isto foi explicado através de uma fórmula matemática chamada Fibonacci através da análise da natureza, em tudo a distribuição das estruturas segue a proporção áurea e aplica-se a série de Fibonacci, muitos artistas antigos reconhecidos até hoje costumavam aplicar esta sequência, na arte arquitetura ou  na música e com passar do tempo pintores músicos arquitetos parece que deixaram isto de lado.

Todos nós admiramos a natureza, porque é bela, temos uma percepção da ordem das coisas e parece que nascemos com esta admiração infusa para contempla - la  . A beleza além da estética, é um valor tão importante quanto a verdade e a bondade, o belo e o feio não se trata só de aparência externa ou coisa fútil, (aliás futilidade é uma coisa feia), e muitas vezes exterioriza algo. Quando éramos crianças e fazíamos algo errado nossa mãe já dizia “que coisa feia que você fez”, ou quando deixamos tudo bagunçado, sujo ou desorganizado, ficando com a aparência feia, pode ter várias razões como tempo, dinheiro, saúde e etc. Mas será que não estávamos com um pouquinho daquela preguicinha, ou desanimo.

Quando fazemos para nós algo com esmero, capricho e dedicação é bom porque vencemos desafios, vencemos o cansaço o desânimo e ganhamos satisfação, quando fazemos para outras pessoas, além disto, é um ato de bondade, e não devemos fazer porque alguém está nos pagando ou  sendo cobrado por uma obrigação. Se aplicarmos alguns  princípios  interior, a arte e a vida pode ter mais beleza, pois refletirá em nosso trabalho, na nossa vida.

Assim quando olhamos algum trabalho artístico como pintura música escultura, a estética a composição a proporção e  a ordem aplicada, nos chama a atenção parecendo algo instintivo,  na fotografia também ocorre porém conta muito o momento exato da captura da cena.